MATOPIBA

Foco no Fogo leva conscientização contra queimadas no Tocantins

'Foco no Fogo' já visitou mais de 2 mil propriedades e alcançou cerca de 16 mil pessoas no interior do estado

O governo do Tocantins começou nesta semana a percorrer municípios do estado em mais uma etapa do projeto de conscientização e prevenção a queimadas ‘Foco no Fogo’. De acordo com o governo do estado já foram 16.405 pessoas alcançadas.

Na última quarta-feira (16), as equipes percorreram propriedades nas cidades de Almas e Porto Alegre do Tocantins. Cumprindo a rota de conscientização em propriedades rurais, estão previstas nesta semana, visitas na região de Serra Gerais e no município de Combinado.

Até o momento, as equipes do ‘Foco no Fogo’ visitaram 2.036 propriedades e realizaram 28 ações em unidades de ensino e instituições, como palestras, cursos e treinamentos, segundo relatório do aplicativo de Registro de Visita de Conscientização e Prevenção de Incêndios Florestais (Recprev), entregue à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Para Erliette Gadotti, diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, o ‘Foco no Fogo’ dedica atenção a todas as comunidades do estado e tem avançado a novos municípios para ampliar o alcance da conscientização.

Em agosto, além de percorrerem propriedades rurais, unidades de ensino, instituições municipais e assentamentos, as equipes do projeto visitam comunidades indígenas e povoados quilombolas, seguindo a rota do fogo, de norte a sul do Tocantins.

Ação conjunta

Na última semana, equipes da Semarh, da Defesa Civil; do Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Natureza do Tocantins, Batalhão de Polícia Militar Ambiental, 22° Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, da Energisa, do Prevfogo/Ibama e do Departamento Estadual de Trânsito percorreram propriedades na região do Jalapão, com visitas de conscientização nos municípios de São Félix e Mateiros.

Projeto de conscientização e prevenção a queimadas do governo do Tocantins, 'Foco no Fogo', alcançou até o momento 16.405 pessoas no estado
Foto: Robson Corrêa/ GovTO

De acordo com a secretaria, as equipes intensificaram as visitas nos povoados e nas propriedades rurais, bem como as recomendações sobre os riscos das queimadas ilegais e incêndios florestais.

O município de Mateiros, por exemplo, de acordo com a Defesa Civil Estadual, ocupa até o momento, a terceira posição no ranking de focos de calor no estado.

Foco no Fogo

O projeto ‘Foco no Fogo’, é uma ação conjunta da Semarh e 32 instituições do Comitê Estadual do Fogo, que busca parceria dos moradores, no compartilhamento das orientações com seus vizinhos, bem como o comprometimento da população no período de suspensão da autorização de queima no estado, para reduzir os índices registrados.

Nas visitas, são abordados os riscos e os prejuízos causados pelas queimadas e incêndios florestais, devido ao uso indevido do fogo no período crítico de estiagem.

A ação também esclarece como funciona a tecnologia de monitoramento via satélite para identificação da origem do fogo e posterior visita das equipes de fiscalização.

Também é distribuído material com contatos que permitem o registro de denúncias anônimas de infrações e crimes ambientais.

Sobre o Matopiba

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Matopiba é uma região formada por áreas majoritariamente de cerrado nos estados do MAranhão, TOcantins, PIauí e BAhia, para onde a agricultura se expandiu a partir da segunda metade dos anos 1980.

Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!