A ministra do Meio Ambiente da França, Elisabeth Borne, afirmou nesta terça-feira, 8, durante entrevista para uma televisão que o país não poderá assinar o acordo entre Mercosul e União Europeia “nas atuais condições”.
“Nós já dissemos claramente que (o Brasil) é um país que não respeita a floresta amazônica, que não respeita o Acordo de Paris. Não podemos assinar o acordo comercial com o Mercosul nessa condição”, disse.
Elisabeth Borne assure que “la France ne pourra pas signer le Mercosur” aux conditions actuelles pic.twitter.com/B7c79kMZpN
— BFMTV (@BFMTV) October 8, 2019
Em setembro, parlamentares do Conselho Nacional da Áustria aprovaram uma resolução obrigando o governo do país a vetar, nas instâncias europeias, o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul. Ainda que tenha sido apresentada e aprovada no subcomitê de assuntos da UE do Parlamento austríaco, a proposta é vinculante – ou seja, enquanto vigorar, tem de ser seguida pelo governo federal – e não precisa mais passar pelo plenário da Casa.
Em nota, o Itamaraty informou que até o momento não há registro formal de oposição ao acordo entre Mercosul e União Europeia, apenas declarações informais de alguns funcionários de governos europeus.
“Tendo em vista o cumprimento das metas do Brasil no Acordo de Paris e o compromisso com a preservação e o emprego sustentável de nossa floresta, não há razão para que não sigamos no acordo”, disse.
A pasta afirmou ainda que a expectativa é que o acordo gere US$ 9,9 bilhões às exportações do Brasil para a União Europeia, segundo cálculos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com aumento de 23,6% nas exportações em dez anos.