A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) foi informada pela Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura. O presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, explica que a entidade busca a autorização de sete novas plantas exportadoras de carne de frango, que se somarão às 29 plantas que hoje estão habilitadas.
– A expectativa repassada pelo governo brasileiro é que o anúncio da autorização das exportações destas 8 plantas de aves e suínos deverá acontecer antes da reunião do COSBAN (Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível), programada para o final deste mês – destaca Turra, em nota.
Também está na lista uma planta para embarques de carne suína. Outras seis já estão autorizadas a exportar.
Comércio
Entre janeiro e maio foram embarcadas 114 mil toneladas de carne de frangos do Brasil para o mercado chinês, volume 26,7% superior em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação entre maio/2014 e maio/2015, o crescimento é ainda superior, de 38%, com 24,9 mil toneladas embarcadas no quinto mês deste ano.
No saldo geral do ano, a China figura entre os três países que mais impulsionaram suas compras de carne de frango do Brasil. Do total exportado pelas indústrias brasileiras nos cinco primeiros meses de 2015, 7,3% teve como destino o mercado chinês.