Vai chover em pontos de todas as cinco regiões geográficas do país nesta terça-feira (27). Ao menos é o que indica boletim divulgado nesta manhã pela Climatempo. De acordo com a empresa de meteorologia, além do acúmulo de água, o Brasil terá de encarar uma nova frente fria.
+ La Niña vai se manter até 2023, afirma meteorologista
Em relação à frente fria, a expectativa é que ela se desenvolva a partir da faixa que engloba dois estados sulistas: Santa Catarina e Paraná. Tal condição climática não ficará, contudo, restrita ao Sul. A previsão é para que ela leva “instabilidades” sobre o Sudeste.
Nova frente fria e chuva
A partir da nova frente fria, temporais são aguardados em parte do Sul. No Sudeste, chuva moderada e forte são aguardadas para o fim do dia no sul paulista e em dois pontos de Minas Gerais: o sul e a Zona da Mata. No Centro-Oeste, a precipitação se dará em forma de temporais em três das quatro unidades federativas da região.
Para o Nordeste, o boletim indica o que tem ocorrido rotineiramente: pancadas de chuvas apenas sobre o litoral. Por fim, no Norte, pancadas são aguardadas para “em quase toda a região”, com direito a ser frequente na faixa que passa por três estados: Acre, Amazonas e Rondônia.
Previsão do tempo
Veja, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões do país. As informações são da Climatempo e válidas para esta terça-feira (27).
-
Sul
Uma nova frente fria se desenvolve entre Santa Catarina e o Paraná a partir de uma área de baixa pressão atmosférica na costa da região. Esse sistema gera alerta de temporais nos dois estados, mas pontuais e isolados.
Sobre o Rio Grande do Sul, há grande variação de nebulosidade pela manhã e tempo aberto ao longo da tarde, já com diminuição das temperaturas.
-
Sudeste
O desenvolvimento de uma nova frente fria na altura do Sul do Brasil acompanhada por instabilidades em médios e altos níveis da atmosfera reforçam as precipitações sobre o Sudeste. Previsão de chuva moderada a forte ao final do dia no sul do estado de São Paulo e ao longo da tarde e da noite no sul de Minas Gerais e na Zona da Mata mineira.
A chuva se desenvolve nas demais localidades, mas com baixos volumes e de maneira mais irregular. O tempo muda nas capitais paulista e fluminense, com aumento da precipitação e da nebulosidade. Os ventos ficam moderados na costa fluminense.
-
Centro-Oeste
Com temporais espalhados, ainda há o risco de tempestades e volumes altos em Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e sudeste de Mato Grosso. Chuva espalhada por toda a região, com pancadas pontuais nas demais áreas.
-
Nordeste
O padrão de tempo seco e quente retoma em todo o Nordeste brasileiro, com baixa umidade do ar no interior da região. Contudo, a entrada de umidade favorece pancadas de chuvas breves e passageiras na costa nordestina. Ventos moderados na costa norte do Rio Grande do Norte e no Ceará.
-
Norte
Apesar de isoladas, as pancadas de chuva continuam a acontecer nesta terça em quase toda a região, apenas não há previsão no centro-leste do Tocantins e no Amapá. No Pará, a precipitação é isolada. A chuva ganha um pouco mais de frequência entre o sul do Amazonas, Rondônia e Acre.