Diversos

Frio aumenta e geada deve ocorrer em áreas do Sul na segunda quinzena do mês

Segundo a meteorologia, uma massa de ar polar vai baixas as temperaturas para 0 graus em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná

Com a chegada de uma massa de ar polar, a chance para geada no Sul do Brasil aumenta na segunda quinzena de junho. Segundo Desirée Brandt, da Somar Meteorologia, esse sistema vai provocar queda nas temperaturas a partir deste final de semana.

“Depois da frente fria, entra o ar polar. Neste momento, as temperaturas não baixam tantos os próximos cinco dias. Nos pontos onde vai fazer mais frio, como norte do Rio Grande do Sul e sul do Paraná, a mínima fica em 6 ° C, o que não traz condições para geada”, destaca Desirée.

A partir do dia 10 de junho, a massa de ar polar avança e a temperatura pode cair um pouco mais, com mínimas chegando a 3 °C graus no norte do Rio Grande do Sul  até metade sul do Paraná. O tempo será mais frio também nas áreas gaúchas mais próximas ao Uruguai.

“Do dia 15 ao dia 19 de junho a temperatura cai ainda mais e a massa de ar polar ganha força. Com isso, há condição para geada em áreas mais próximas ao Uruguai. Também pode esfriar no planalto de Santa Catarina e no extremo sul do Paraná, onde a temperatura pode chegar a 0° C. Por enquanto, essas geadas não atingem as principais áreas produtoras no sul do Brasil”, afirma a meteorologista.

Além das geadas, a frente fria vai trazer chuvas para metade sul do Rio Grande do Sul, com potencial para tempestades e queda de granizo. Antes da chuva o calor vai aumentar, favorecendo a formação de nuvens carregadas.