Diversos

Gangorra climática aumenta volume de chuva no centro e Norte do Brasil

A atuação de uma frente fria ainda deixa o tempo mais chuvoso no Sudeste do país para os próximos dias; no Sul, as temperaturas sobem

Uma frente fria na altura do Sudeste ainda deixa o tempo mais chuvoso. Esse sistema segue em direção a alto mar e também avança pela costa do Brasil, direcionado chuvas para as áreas do Nordeste, como a Bahia.

“Na retaguarda do sistema temos uma massa de ar seco, o que deixa o tempo mais firme no Sul, o que chamamos da gangorra climática, quando temos mais chuva no Norte e região central, enquanto as águas diminuem no Sul”, diz a meteorologista Desirée Brandt.

Ainda segundo a previsão do tempo, as precipitações seguem concentradas em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Centro e sul da Bahia também recebem maior volume de chuva nesta quarta, 27.

“Áreas de instabilidade se formam no interior do país e isso reforça a chuva em áreas centrais. Diante do clima chuvoso, os níveis de umidade de solo aumentam em diversas regiões do país”, destaca Desirée.

Para os próximas dias, a chuva segue concentrada no sul de Minas, São Paulo, Mato Grosso do Sul. Enquanto disso, as precipitações diminuem no norte de Minas e interior do Nordeste.

No Sul, o tempo segue mais seco e as temperaturas sobem a partir desta quarta, 27. A ausência de precipitações não preocupa os produtores, pois o solo ainda está encharcado. No entanto, diante da previsão de chuvas cada vez mais espaçadas o alerta fica ligado.