Apesar do tempo seco predominar em grande parte da região central do Brasil, o granizo atingiu áreas de Goiânia (GO) antes mesmo das chuvas. Por lá, não há registro de precipitações significativas há 67 dias, segundo a meteorologista da Somar, Desiree Brandt.
- Previsão do tempo indica chuva inesperada para alguns estados
- Neutralidade climática deve trazer chuvas abaixo da média nos próximos meses
“A chuva também voltou a Brasília após 44 dias sem volumes significativos. Nas últimas 24 horas, a precipitação alcançou 29,6 mm, seis vezes a média para junho, onde o normal de chuvas é de 4,9 mm”, diz a meteorologista.
Para esta quarta, 16, as áreas de instabilidade perdem força e as chuvas continuam apenas no norte do país e no sul de Mato Grosso do Sul com chance de pancadas. Além disso, frente fria que está na costa do sul pode trazer chuva para a faixa leste de Santa Catarina até o estado de São Paulo.
Segundo a previsão do tempo, o clima segue chuvoso nos próximos cinco dias, com acumulados podendo chegar a 30 mm no sul de São Paulo e leste do Paraná. “Volumes elevados são esperados no porto de Paranaguá e no porto de Santos, onde a chuva pode chegar aos 70 mm e prejudicar as operações de embarque”, comenta Desiree.
De 21 a 25 de junho, tem chance de chuva para a região Sul, com índices podendo atingir até 20 mm. A chuva ainda deve acontecer de maneira fraca em Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas.
Para o Nordeste, a chuva segue por toda a costa. Para a faixa leste da região são esperados 90 mm nos próximos 15 dias, o que pode beneficiar as áreas de cana-de-açúcar.