Granizo causa prejuízos no Sudeste e chama atenção dos produtores

As perdas nas lavouras de café atingidas pelo granizo, a decisão do presidente da Argentina sobre os impostos para exportação de soja e máquinas que dispensam tratorista; acompanhe as notícias mais lidas de Agricultura nesta semana

Fonte: Aline Rossoni/divulgação

1. Granizo atinge lavouras no interior em São Paulo
O produtor de café Pedro Mengali, de Divinolândia, interior de São Paulo, testemunhou uma intensa chuva de granizo na tarde da última segunda, dia 3. A precipitação deixou montanhas inteiras com a cor branca, conforme relatou Mengali em mensagem enviada ao WhatsApp do Canal Rural.

Leia + Granizo arrasa cafezais 

2. Produtor de soja brasileiro comemora decisão de presidente argentino
A Argentina não reduzirá impostos para exportações de soja em grão até janeiro de 2018. O presidente do país vizinho, Maurício Macri, voltou atrás e anunciou a retirada gradual das retenciones – como são chamadas as tributações que incidem sobre os grãos. O analista de mercado Carlos Cogo diz que a medida fará com que o país reduza o volume de exportação, a partir do ano que vem.

3. Máquinas ganham versões autônomas, que dispensam o tratorista
Nesta semana, acompanhando as notícias nos jornais, vi que o Salão do Automóvel de Paris, um dos mais tradicionais eventos do setor, que já está na sua 119 edição e acontece entre os dias 1 e 16 de outubro, traz como um dos destaques a apresentação dos carros autônomos, guiados por sinal de GPS através de satélites posicionados no espaço.

4. Mudança no Super Simples vai beneficiar produtor rural
A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana mudanças no projeto de lei que altera regras do Simples Nacional, programa de tributação reduzida para micro e pequenas empresas. A matéria, agora, segue para sanção do presidente Michel Temer. As alterações afetam também o trabalhador rural, que poderá ser contratado como empresa com CNPJ para prestação de serviços, terá redução de tributos e maior acesso ao mercado de trabalho, explicou ao Mercado&Cia, a advogada tributarista Florence Haret. 

5. Milho: retorno da indústria abre oportunidade de bons negócios
O mercado brasileiro de milho iniciou a semana ainda com fraco ritmo nos negócios. Mas os grandes compradores começam a apresentar redução nos estoques