Um incêndio se alastrou pela fazenda do Instituto de Zootecnia (IZ) em Sertãozinho (SP) na tarde desta quarta-feira, 8. O fogo teve início por volta das 14h, de acordo com a assessoria de imprensa do órgão ligado à Secretaria de Agricultura de São Paulo. No último domingo, 5, outro incêndio atingiu a propriedade do instituto em Nova Odessa (SP).
- MT registra mais de 4 mil focos de incêndio em agosto
- Instituto de Zootecnia de São Paulo tem novo diretor
“Estamos na lida aqui. Está pegando fogo na pastaria quase toda. Com os animais, não aconteceu nada”, relata a diretora do IZ na cidade vizinha a Ribeirão Preto (SP), Joslaine Cyrillo. O instituto informa que o fogo teve origem em quatro focos, o que leva a crer que tenha sido um incêndio criminoso.
“Está queimando ainda. Os bombeiros e vizinhos estão combatendo as chamas”, conta o também diretor do instituto, Enilson Ribeiro. A fazenda em Sertãozinho tem dois mil hectares e duas mil cabeças de gado. Os representantes do IZ ainda não sabem mensurar qual área e se os animais foram afetados pelo incêndio.
Nova Odessa
No domingo, outro incêndio atingiu cerca de 300 hectares da sede do IZ em Nova Odessa, de um total de 87-0 hectares ocupados pela propriedade. O fogo atingiu a pastagem e áreas de canavial e durou até segunda-feira, 6, mas não houve perdas de animais ou material de pesquisa, de acordo com a assessoria de imprensa.
“O prejuízo em termos de valores ainda não temos como calcular”, informam. “A gente não sabe a origem do incêndio, achamos que foi criminoso”, acrescentam. De acordo com o instituto, os trabalhos de prevenção a incêndios já haviam sido feitos, por ser uma área aberta na beira da estrada, porém não impediram que o fogo se alastrasse pelo local.