O papa emérito Bento XVI morreu na manhã deste sábado (31), informou a equipe de comunicação do Vaticano. Aos 95 anos de idade, ela já vinha enfrentando problemas de saúde. Na quarta-feira (28) foi informado que a situação dele havia se agravado no decorrer dos últimos dias.
+ Pelé, rei do futebol, morre aos 82 anos; confira sua relação com o agro
“Com pesar informo que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34 [horário local], no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Assim que possível, serão enviadas novas informações”, avisou, em comunicado, o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, conforme informa a Agência Brasil.
Bento XVI foi o líder máximo da Igreja Católica durante quase oito anos, de abril de 2005 a fevereiro de 2013. Renunciou e, desde então, detinha o título de papa emérito. Ele foi o primeiro papa a renunciar em 597 anos — e alegou a idade avançada para tomar tal decisão e, consequentemente, ser substituído pelo cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio (que adotou o nome de papa Francisco).
“Cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério” — Bento XVI
“Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério”, afirmou o então papa ao divulgar o seu pedido de renúncia.
Nascido em região agrícola
Natural de Marktl am Inn, cidade alemã da região da Baviera e próxíma à fronteira da Alemanha com a Áustria, Joseph Ratzinger teve, de certa forma, ligação com o meio agropecuário. O pai dele, por exemplo, trabalhou como oficial da polícia rural alemã. E a cidade em si é voltada à agricultura.
“As zonas rurais enfrentam grandes desafios. Já temos que encontrar soluções adequadas para definir o caminho para o desenvolvimento regional sustentável. É por isso que nós, os municípios de Erlbach, Geratskirchen, Marktl, Perach, Pleiskirchen, Reischach, Stammham e Winhöring, unimos forças para formar o Desenvolvimento Rural Integrado”, afirma a prefeitura da cidade natal de Bento XVI em seu site oficial.
Segundo a própria prefeitura local, Marktl am Inn conta com 2,7 mil moradores.
Bento XVI: uma vida dedicada à Igreja Católica
Joseph Ratzinger não foi pelo caminho de seu pai. Em vez se ser policial rural ou permanecer no interior da Alemanha, ele decidiu se dedicar à teologia e à Igreja Católica Apostólica Romana. Seguiu a vocação religiosa.
Conforme destaca a Agência Brasil, de 1946 a 1951, ele estudou filosofia e teologia na Escola Superior de Filosofia e Teologia de Frisinga e na Universidade de Munique, ambas na Alemanha. Em 1951, foi nomeado sacerdote. Tornou-se cardeal em 1977 e, em 1981, prefeito da Congregação Para a Doutrina da Fé. Eleito papa no dia 19 de abril de 2005, o alemão natural de cidade agrícola deixou o nome Joseph Ratzinger de lado e passou a ser conhecido como Bento XVI.
___________________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.