O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que conversou com o presidente Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira (18).
“Eu o informei sobre a situação no front. Discutimos a importância de retomar as exportações de grãos ucranianos para evitar uma crise alimentar global provocada pela Rússia“, publicou Zelensky no Twitter.
Na semana passada, a Turquia anunciou que foi definido um acordo com a Ucrânia, a Rússia e as Nações Unidas para que sejam retomadas as exportações de grãos ucranianas pelo Mar Negro, bloqueadas devido à guerra, que começou no dia 24 de fevereiro, depois da invasão da Rússia. Segundo a Turquia, o acordo deve ser assinado nesta semana.
Esta foi a primeira vez que os dois presidentes conversaram desde o início do conflito.
Bolsonaro encontrou Vladimir Putin em Moscou poucos dias antes da invasão à Ucrânia e teve ao menos um telefonema com o russo.
Bolsonaro
Neste domingo, Bolsonaro disse que daria ao presidente da Ucrânia uma “solução” para a guerra, mas não revelou qual.
“Não vou propor, e quem sou eu para propor isso. Eu vou responder de acordo com o que ele perguntar. Pretendo falar para ele o que eu acho se ele perguntar para mim alguma coisa. Onde pudermos colaborar, vou dar minha opinião. Só vou dar se ele pedir”, afirmou o presidente.
Bolsonaro lembrou a importância de manter o comércio com a Rússia, principalmente a importação de fertilizantes, e na semana passada falou de negociações para importar diesel russo.
Had a conversation with President of Brazil @jairbolsonaro. Informed about the situation on the front. Discussed the importance of resuming 🇺🇦 grain exports to prevent a global food crisis provoked by Russia. I call on all partners to join the sanctions against the aggressor.
— Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) July 18, 2022