Pecuaristas do estado do Pará serão instruídos até abril para conhecer os detalhes e os benefícios do Guia de Indicadores da Pecuária Sustentável (GIPS). Trata-se de um instrumento de gestão que auxilia o produtor a medir o nível de sustentabilidade de sua fazenda, por meio de uma autoavaliação gratuita que gera um plano de orientações apontando o que pode ser melhorado e sugere como isso pode ser feito.
A iniciativa será possível devido à parceria que a JBS estabeleceu com o Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) e o apoio da equipe brasileira da ONG holandesa Solidaridad, para iniciar a implementação do guia. Para tanto, o GTPS contratou dois técnicos que estão à disposição dos fornecedores da JBS nos municípios paraenses de Marabá e Novo Repartimento e em outras cidades do entorno, para orientá-los no preenchimento do guia.
Todos os dados são confidenciais e nenhuma informação é fornecida para a indústria ou qualquer outra entidade. “O GIPS é destinado tanto para quem está começando na atividade como aos que já têm resultados. A finalidade do projeto é estimular o produtor a elevar o grau de tecnologia baseado em parâmetros da sustentabilidade”, aponta a gerente-executiva do GTPS, Luiza Bruscato.