Conheça o cordeiro que já vem 'temperado'

Criado no litoral gaúcho, o “salineiro” se alimenta de pastagens naturalmente mais salgadas, por conta da maresia. Por essa característica, ele rende receitas mais saborosas

Fonte: Pixabay/divulgação

No Rio Grande do Sul, produtores de ovinos da raça texel querem conquistar a denominação de origem para o cordeiro criado no litoral do estado. Por viver perto do mar e ter alimentação à base de pastagem nativa, mais salgada por conta da maresia, o animal vem sendo chamado de “cordeiro salineiro”. Naturalmente “temperado”, criado próximo a lagoas, num clima de praia e sob temperaturas sempre amenas, o ovino ganhou fama de render preparações muito saborosas.

Land Linhares, que mantém um plantel de 140 ovinos texel em Maquiné (RS), afirma que os animais criados na região têm carne um pouco mais leve, com menos quantidade de gordura na carcaça e bem distribuída.  “Não tem aquela manta de gordura grossa, mas existe mais u marmoreio de gordura bem distribuída no meio da carne”, explica.

O texel é um animal de porte médio, muito rústico e prolífico, de acordo com o médico-veterinário Nilson Missel. “Ele se adapta muito bem a qualquer tipo de solo, qualquer tipo de pastagem”, afirma.

Os produtores que se dedicam à criação da raça no litoral gaúcho estão em busca da denominação de origem para o cordeiro salineiro. Segundo Linhares, já existe um produto similar na Europa, chamado de pré-salé (“pré-salgado”, na tradução do francês). “Existe uma região da Normandia, na França, onde tem uma carne de cordeiro com as características que a gente tem aqui. E lá já se fez essa denominação de origem”, conta.

Veja abaixo receitas que valorizam o sabor do animal criado no litoral gaúcho.

Cordeiro salineiro assado 
(1h30 de preparo)
O cordeiro deve ser abatido um dia antes de ser assado. O ideal é que a carne fique a temperatura ambiente um tempo antes de ser levada ao fogo (esse tempo vai depender da temperatura do dia). Os cortes indicados são carré e paleta.

Preparo
Tempere a carne apenas com sal grosso e leve ao fogo por cerca de uma hora e meia (depende do tamanho do corte). Quando estiver pronta, tempere com gotas de limão.

Acompanhamentos (a gosto)
Farofa, arroz, aipim/mandioca (muito comum na região litorânea) e geleias de pimenta, menta ou gengibre, que harmonizam bem com o cordeiro, de sabor suave.

Puchero (cordeiro na panela)
(1h30 de preparo)

Ingredientes
1,5 kg de espinhaço (para quatro pessoas)
3 cebolas
2 dentes de alho
Tomate pelado
Moranga, chuchu, batata inglesa, batata doce e aipim/mandioca (a gosto)

Preparo
Frite o espinhaço do cordeiro, depois coloque cebola e alho picados. Deixe refogar na panela mais um pouco e então acrescente o tomate pelado. Frite mais um pouco e então junte os demais ingredientes. Quando estiver ao ponto, sirva.