Diversos

Massa de ar polar provoca maior queda na temperatura do ano

Segundo a Somar, com a presença da umidade na atmosfera, poderá nevar e também existe o risco de queda de chuva congelada

O frio vai tomar conta do Centro-Sul do Brasil nesta semana. A passagem de um ciclone extratropical trouxe uma frente fria de origem polar. “O sistema é fraco em relação às chuvas, mas vai provocar a semana mais fria do ano”, destaca Desirée Brandt da Somar Meteorologia.

Neste momento, a massa de origem polar avança pelo Sul e está próximo de São Paulo. Nesta terça, 29, o sistema ainda traz muito frio no Sul do país, com temperaturas chegando a 2° C abaixo de 0 em Santa Catarina e 3°C abaixo de 0 no oeste do Paraná.

A quarta-feira será um dia ainda mais frio e a frente fria se espalha um pouco mais para além do Sul, chegando ao interior de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul. Ainda há previsão de temperatura negativa para oeste e sudoeste do Paraná. Com a presença da umidade, poderá nevar e também existe o risco de queda de chuva congelada.

“Devido à combinação de muito frio e a presença de umidade a quarta será o dia mais frio dessa semana com risco para geadas amplas e fortes na região Sul do Brasil. Esse tempo pode afetar o milho e o café no Paraná e a cana-de-açúcar em São Paulo. Nas áreas de café de São e Minas não há risco para geadas”, afirma a meteorologista.