Em 2021, o Rio Grande do Sul obteve o status de zona livre de febre aftosa sem vacinação. Com o novo reconhecimento, o estado, após um período de 20 anos, pode receber a entrada da animais vindos de Santa Catarina. A sanidade do rebanho gaúcho será um dos temas da 16ª Jornada Nespro, organizada pelo Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva, durante a Expointer.
- Agroindústrias familiares marcam presença em pavilhão da Expointer
- Touro mais pesado da 44ª Expointer tem 1.245 quilos
Segundo Júlio Barcellos, coordenador do Nespro/ UFRGS, o evento cria um conjunto de oportunidades para a produção de carne bovina no Sul do Brasil.
“Para que possamos aproveitar essas oportunidades é necessário que o sistema produtivo dentro da fazenda faça melhorias necessárias de produção e produtividade, gerando um produto com mais qualidade, mas com um preço mais competitivo. Vamos abordar esse e outros temas pertinentes à atividade, como alimentação do rebanho, manejo e reprodução”, destaca Barcellos.
O evento acontecerá durante a Exponiter, nos dias 8 e 9 de setembro e poderá ser assistido de forma gratuita pelo canal da feira e pelas redes sociais do Nespro. Veja mais detalhes.