O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, se reuniu nesta quarta-feira, dia 15, em Brasília com representantes do governo de Santa Catarina e do Fórum Parlamentar Catarinense para avaliar o abastecimento de milho. Em nota, o ministério disse que o governo já busca alternativas para o abastecimento em 2017, como a retirada do PIS/Cofins para a importação.
“Se deixarmos o milho entrar um pouco mais barato no país, sinalizaremos que o produtor poderá vendê-lo a um preço mais alto no futuro. Também queremos aumentar o preço mínimo para incentivá-lo a plantar mais milho na primeira safra. Ou seja, vamos estimular o plantio e a venda”, disse o ministro aos catarinenses.
Ainda conforme o ministério, Maggi disse estar conversando com as indústrias, principalmente as grandes integradas ou integradoras, para estimulá-las a ter estoques.
Suínos para a Coreia do Sul
Maior produtor brasileiro de suínos do país, com 27% da produção nacional, Santa Catarina está na expectativa da emissão do certificado sanitário da Coreia do Sul. Na reunião desta quarta, o secretário de Defesa Agropecuária, Luís Rangel, informou que uma missão do governo irá ao país em agosto para dar andamento às negociações com os coreanos sobre o certificado sanitário.