O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), decretou luto oficial por três dias em razão da morte do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli.
Além disso, o governo de Minas Gerais disponibilizou o Palácio da Liberdade para o velório, que será realizado das 15h desta quinta-feira (29) até às 9h30 de sexta-feira (30).
“Perdemos, hoje, um grande mineiro: o ex-ministro Alysson Paolinelli. Com toda a certeza, ele foi um dos maiores nomes que a agricultura brasileira já teve. Se o agro, hoje, no Brasil é essa potência, isso se deve, em boa parte, a ele. Tive a satisfação de conviver e aprender muito com ele. O que posso desejar nesse momento é que ele descanse em paz. O seu legado continua aqui. Fará muita falta”, disse o governador.
O ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli faleceu nesta quinta-feira, aos 86 anos, em Belo Horizonte. Ele estava internado no Hospital Madre Teresa, na Região Oeste da capital, para tratar complicações de saúde decorrentes de uma cirurgia no quadril.
Perdemos hoje o ex-ministro Alysson Paolinelli, um dos maiores nomes da agricultura brasileira, com quem tive a satisfação de aprender muito. Seu trabalho colaborou pra transformar nosso agro em potência mundial. Descanse em paz professor, o senhor vai fazer muita falta por aqui.
— Romeu Zema (@RomeuZema) June 29, 2023
Paolinelli, o mineiro
Paolinelli foi ex-secretário da Agricultura de Minas Gerais em três oportunidades (1971-1974 | 1991-1994 | 1995-1998).
Durante sua primeira gestão, idealizou e coordenou a implementação de uma nova matriz produtiva baseada em um modelo sustentável, unindo novas tecnologias a incentivos de políticas de crédito para estimular a modernização da agricultura mineira.
Com essa política, transformou Minas Gerais no maior produtor de café do país, ao alavancar o desenvolvimento de plantações no Cerrado mineiro, por meio de novas técnicas de plantio desenvolvidas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em parceria com as Universidades Federais de Lavras e Viçosa.
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) também lamentou a perda do ex-ministro Alysson Paolinelli e reconheceu seus relevantes trabalhos em prol do setor agropecuário. Em nota, a Faemg expressou seus sentimentos à família e amigos do ex-ministro, destacando sua trajetória e desejando paz e conforto a todos.
O Canal Rural transmite nesta sexta-feira (30), às 13h30, o documentário ‘Alysson Paolinelli: uma revolução no campo’. O filme reconhece o legado do ex-ministro da agricultura e engenheiro agrônomo, um dos principais líderes da revolução verde. Com depoimentos de pessoas que participaram desse desafio.
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.