A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, pediu aos caminhoneiros que estão bloqueando as estradas, em manifestações, para desobstrui-las, num apelo para que os protestos não atrapalhem a distribuição de alimentos.
“Nós precisamos ter as estradas desobstruídas. Isso [os bloqueios] não é bom para o agro. A safra está começando e precisamos abastecer as cidades. O que mais sofrem com a falta de alimentos são os mais vulneráveis”, declarou a ministra, em vídeo gravado ao lado do presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), Nilson Leitão.
Ao destacar as paralisações de caminhoneiros em algumas partes do Brasil, o Ministério da Infraestrutura, com base em informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), informou que às 17 horas desta quinta-feira, 9, ainda eram registrados pontos de concentração em rodovias federais de dez estados, com pontos isolados em outros cinco.
Os estados da região Sul, de acordo com o boletim, seguiam concentrando mais da metade das ocorrências registradas no início da tarde. Aglomerações de caminhoneiros estariam ocorrendo nos estados de Rondônia, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pará, Mato Grosso, Goiás e Tocantins. Com um único ponto seguiam Maranhão, Minas Gerais, Roraima, Piauí e Rio de Janeiro.