O Ministério da Infraestrutura informou nesta segunda-feira, dia 22, que solicitou formalmente à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que considere suspender a tabela do frete que instituiu preços mínimos para o transporte rodoviário. Na última quinta, 18, a entidade publicou uma resolução com novos valores mínimos.
O ministério afirma que um ofício assinado pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas foi encaminhado dizendo que foi observada uma insatisfação em parcela significativa dos agentes de transporte e que ‘diferenças conceituais quanto ao valor do frete e o piso mínimo que pode repercutir na remuneração final dos caminhoneiros’ devem ser novamente discutidas com a categoria.
- Tabela de frete: Saiba onde o produtor vai gastar mais
- Nova tabela do frete pode prejudicar ainda mais a soja, diz analista
“O diálogo segue sendo o principal mecanismo com o qual vamos buscar o consenso no setor de transportes de cargas. Por isso a importância em dar continuidade às reuniões. Estamos desde o início do ano com as portas abertas no ministério e esta tem sido a melhor forma de dar transparências às decisões que estão sendo tomadas em conjunto”, diz o ministro Tarcísio Freitas em comunicado.
Uma audiência extraordinária está marcada para a tarde desta segunda-feira e uma nova rodada de reuniões com representantes do setor e do governo acontecerá na quarta, dia 24.
Conversa com caminhoneiros
Freitas teria dito em mensagem enviada a caminhoneiros na noite de domingo, 21, que o governo iria revogar a tabela de frete. Em áudio, o ministro afirma que o governo também comete erros e que a suspensão da tabela ocorreria a partir desta segunda.
“A ideia é reavaliar a tabela. Mas nós somos humanos, temos nossos limites, a gente erra também. A ideia é fazer uma revogação aí, para que a gente possa voltar a conversar num ambiente de tranquilidade para construir uma solução. A ideia é entre segunda e terça fazer isso, ganhar tempo para voltar a conversar numa situação de tranquilidade e tentar construir, acertar os pontos que acabaram incomodando a categoria. Nós queremos acertar, pode ter certeza disso.”
Nova tabela do frete
Na última quinta-feira, a Agência Nacional de Transportes Terrestres publicou uma resolução com alterações na tabela do frete. A medida incluiu 11 categorias de cargas, seguro do veículo, distância percorrida, custo de deslocamento de de carga e descarga, além de aplicar multas para quem descumprir os preços mínimos.