Diversos

Morre Flávio Saboya, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará

Aos 77 anos, Flávio Saboya contraiu a Covid-19 e foi internado há cerca de 15 dias, mas não resistiu e veio a falecer em decorrência da doença

Morreu neste domingo, 21, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), Flávio Viriato de Saboya Neto, aos 77 anos. De acordo com a entidade, ele estava afastado do presidência desde 8 de fevereiro, após contrair Covid-19 e ser hospitalizado.

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Ceará, em 1969, Saboya era especializado em administração pública, comercialização de produtos agrícolas e melhoramento animal. “Ele coordenou várias missões oficiais comerciais para aquisição de animais na Inglaterra, Canadá e França”, destaca a entidade.

Este era o terceiro mandato de Saboya à frente da Faec, tendo começado na entidade em 2011. Ele também ocupou cargos importantes na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Ceará, Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Embrapa Gado de Leite e Associação dos Criadores do Ceará.

Flávio Saboya
Foto: divulgação

Agro lamenta a morte de Flávio Saboya

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará publicou uma nota no Facebook e enalteceu a importância do engenheiro agrônomo. “Ao longo dos últimos anos Flávio Saboya dedicou sua vida a trabalhar pelo desenvolvimento no campo”, diz a publicação. “Toda solidariedade à sua família e amigos. A SDA lembrará da trajetória de Flávio com respeito e gratidão”.

Em sua conta no Twitter, o governador Camilo Santana também lamentou a perda. “Recebi com muito pesar a notícia da morte do presidente da Federação da Agricultura do Ceará (Faec), agrônomo Flávio Saboya, vítima da Covid”, diz.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a qual a Faec é ligada, também lamentou a morte de Saboya. “Expressamos as mais sinceras condolências aos familiares e amigos e desejamos que Deus possa levar o conforto necessário a todos”.