Morreu nesta segunda-feira, 15, o médico-veterinário e consultor em manejo racional Renato dos Santos, aos 66 anos. De acordo com a empresa Beckhauser, na qual trabalhava, ele sofreu uma parada cardíaca.
Quem foi Renato dos Santos?
Natural de Arapongas (PR), Santos formou-se médico-veterinário pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 1977 e se orgulhava de dizer que fazia parte da primeira turma do curso.
Segundo a empresa, nesses mais de 40 anos de estrada, destacou-se pela atuação na pecuária de corte e sua experiência no manejo transformou-o em uma referência em bem-estar animal e manejo racional.
Santos levou esse conceito através de treinamentos a milhares de pessoas, Brasil afora e em países vizinhos, além de ter ministrado centenas de palestras nos mais importantes eventos do setor, especialmente sobre os impactos econômicos do bem-estar animal na atividade pecuária.
“Seremos eternamente gratos por todo o aprendizado e pela oportunidade de conhecer esse cara ‘palpiteiro’, como ele mesmo costumava se chamar, dos mais observadores e brilhantes com quem tive o privilégio de conviver. É uma grande perda para a pecuária brasileira”, lamenta José Carlos Beckheuser, presidente do conselho da Beckhauser.
“Temos certeza de que o seu legado ficará para sempre em cada um que aprendeu com ele a valorizar o conhecimento prático dos vaqueiros e a conversar com o gado, e na evolução dessa pecuária que, sem dúvida, ele ajudou a tornar melhor”, declara a presidente da Beckhauser, Mariana Soletti Beckheuser.