Nacional

Cachorros mortos: governo suspende uso de substância

Fabricante de petiscos adquiriu propilenoglicol de empresa que não tem registro de fornecimento da substância para alimentação animal

Depois de interditar a fábrica de petiscos da Bassar Indústria e Comércio Ltda, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) segue agindo em relação ao caso em que nove cachorros morreram por intoxicação.

O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Mapa determinou que as empresas registradas junto ao Ministério suspendam imediatamente o uso em suas linhas de produção de dois lotes da matéria-prima propilenoglicol adquiridos da empresa Tecno Clean Industrial LTDA.

Investigações do Mapa detectaram o envolvimento inicial dos lotes AD5053C22 e AD4055C21 – denominação de venda: PROPILENO GLYCOL USP adquiridos da empresa Tecno Clean nos casos de intoxicação de animais por ingestão de produtos da empresa Bassar Indústria e Comércio Ltda.

As empresas fabricantes de produtos para alimentação animal registradas no Mapa também devem identificar os produtos fabricados com o uso dessas matérias primas e, caso encontrem, devem fazer o recolhimento no comércio atacadista e varejista.

Os procedimentos deverão ser comunicados aos serviços de inspeção de produtos de origem animal de cada jurisdição, para controle e ações complementares do Mapa.

O Mapa encaminhou ofício às associações Abinpet, Sindirações, Abiam e Abra para que reúnam esforços na divulgação dos dados junto a seus associados.