Todos os dias no WhatsApp do Canal Rural, por meio do número (11) 94313-4234, nossa equipe recebe mensagens que nos motivam, como a do produtor rural Adriano José, de Timburi (SP), que admite: acompanha de forma assídua o jornalismo da emissora.
+ Leia as últimas notícias no site do Canal Rural
“Sou fã do Canal Rural, do ‘Mercado & Companhia’ e do ‘Rural Notícias’. Estamos sempre assistindo e acompanhando as cotações, a previsão do tempo e as informações sobre política e o agro do Brasil e do mundo”, conta Adriano.
A equipe da redação do Canal Rural apura a notícia, fala com os especialistas, acompanha o que é relevante para a cadeia produtiva. Resume tudo isso e transmite a notícia por meio do site, das redes sociais e, claro, pelos telejornais que o público acompanha na televisão, diretamente de casa.
O ‘Mercado & Companhia’, de segunda a sexta, a partir das 12h30, traz:
- Cotações das principais commodities;
- Reflexos do câmbio; e
- Conversa com os analistas do setor.
“A gente tem uma audiência altamente qualificada, que precisa de uma informação assertiva. Então, a gente procura traduzir números do mercado e previsão do tempo para ser realmente uma ferramenta de tomada de decisão para quem está do outro lado da tela”, ressalta Pryscilla Paiva, apresentadora do ‘M&C’, sigla pela qual o noticiário também é conhecido.
O ‘Rural Notícias’, por sua vez, tem hora marcada no início da noite: a partir das 19h, também de segunda a sexta. O telejornal traz um resumo das principais notícias do dia, além de dar vez aos destaques políticos e econômicos.
Apresentador do ‘RN’, Antônio Pétrin ressalta o desafio a cada dia. “Parece uma missão simples, mas a gente leva oito horas para preparar um jornal de 45 minutos. Isso para tentar chegar {a casa do produtor rural de uma maneira simples, acessível, mas com muita informação.”
Em cada edição dos dois jornais, Miguel Daoud pontua os desafios de cada safra. “Faço as minhas análises e dou a minha opinião em relação a diversos temas, como política e economia e política do agronegócio. Sinto-me, sem dúvida, muito à vontade de estar com vocês e espero continuar por muito tempo podendo dar essas opiniões”, destaca o comentarista do Canal Rural.
Estúdio novo, mas com a mesma missão: informar o produtor rural
E tem ainda as reportagens a campo em São Paulo e nas afiliadas no Rio Grande do Sul, no Paraná, em Mato Grosso, em Brasília e na Bahia. O diretor de conteúdo da emissora, Giovani Ferreira, destaca que a missão do Canal Rural, segue a mesma com o novo estúdio do telejornalismo: colocar em prática um jornalismo responsável.
“A base da nossa economia vem do campo, vem do agronegócio. Então, o bem informar é mais que uma responsabilidade social, é uma missão. E nós, do Canal Rural, fazemos isso em plenitude, com gente e tecnologia”, afirma Ferreira.
Outra missão é entregar a informação em cada canto do país. “Temos um grande desafio que é levar informação e conhecimento para os lugares mais distantes no interior desse país continental”, afirma Júlio Cargnino, presidente da companhia.
E a partir de agora, a missão de levar informação por parte do Canal Rural passa a ser feita por meio de um estúdio moderno e com iluminação potente, mas sustentável, com consumo de energia eficiente, além de um painel de Led para se conectar com os telespectadores. Um telão para mostrar dados e informações de modo mais agradável, além de espaço para recepcionar entrevistados e analistas convidados. É o Canal Rural trabalhando a informação para melhorar o dia no campo, seja na lavoura ou no pasto. É o jornalismo com o DNA no agronegócio.
Canal Rural: novidades na TV e na internet
Diretamente do novo estúdio do telejornalismo do Canal Rural, Giovani Ferreira reforçou, na edição desta segunda-feira (20) do ‘Mercado & Companhia’, que as novidades do jornalismo do Canal Rural vão além do espaço moderno pensado para a televisão. Novos recursos serão implementados em breve no online. Inclusive na parte da previsão do tempo e das cotações.
“Nos próximos dias, vamos lançar novas ferramentas de clima e mercado [no site]. Clima e mercado: duas das principais variáveis do agronegócio. Vamos reestruturar a nossa entrega no site e na TV. Serão muito mais amplas”, anunciou Giovani Ferreira. “Construímos duas ferramentas para auxiliar o nosso público nas tomadas de decisões”, complementou o diretor de conteúdo do Canal Rural, que reforçou os nomes dos novos dois parceiros: Sapiens Agro (mercado) e X Weather Meteorologia (clima).
_____________
Editado por: Anderson Scardoelli.
_____________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.