O fenômeno climático La Niña pode perder força ao longo dos próximos meses provocando uma neutralidade climática, onde as temperaturas ainda são influenciadas pelo fenômeno. Segundo a previsão do tempo, essa neutralidade vai impactar nas condições do clima no decorrer do inverno e começo da primavera.
- Duas geadas previstas para a 2ª quinzena de abril podem afetar o milho
- Onda de frio se aproxima e temperatura pode ficar abaixo de 5 graus
O primeiro impacto será para o comportamento das chuvas para os meses de abril, maio e junho. ‘’Os mapas mostram chuva acima da média para o Mato Grosso nesse período, especialmente em abril. Para maio, a tendencia já é de tempo seco’’, destaca Desiree Brandt, da Somar Meteorologia.
Outra consequência da neutralidade climática é o frio tardio. Segundo Desiree, esse cenário aumenta as chances para as geadas tardias ao longo do segundo semestre. ‘’Ainda há risco no atraso da chuva para a próxima safra de verão. Muitos mapas indicam esse atraso, porém não será igual aquele observado no final de 2020, mas não podemos eliminar esse risco para o atraso nas primeiras pancadas de chuva’’.
A meteorologista diz, ainda, que já é possível projetar o clima para o próximo verão. ‘’Para janeiro, fevereiro e março do próximo ano, a previsão do tempo indica chuva abaixo da média em grande parte do Brasil, sobretudo nas principais áreas produtoras da safra de verão’’, destaca Desiree.