A tabela com os preços reajustados dos fretes está publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, dia 5. Os novos valores foram definidos depois de reunião entre integrantes do governo e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no Palácio do Planalto.
O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou que os reajustes se basearam na variação de 13% no preço do diesel na refinaria, gerando média de aumento de 3%. Já a ANTT informou que impacto médio foi de 5%, dependendo do tipo de carga.
A nova referência de preços, assinada pelo diretor-geral da ANTT, Mario Rodrigues Júnior, considera o valor mínimo por quilômetro, eixo e carga transportada, além dos custos.
No sábado, dia 1º, à noite a ANTT informou que seria divulgada nova tabela, depois que a Petrobras anunciou o reajuste de 13% do preço do litro do óleo diesel nas refinarias.
- ANTT deve iniciar fiscalização do cumprimento da tabela do frete
- Custo anual das empresas com frete pode chegar a R$ 53 bi, afirma CNI
Definida, em maio, pelo presidente Michel Temer por meio de medida provisória (MP), a tabela é resultado de uma negociação entre integrantes do governo, transportadoras e caminhoneiros. Porém, os valores são definidos pela ANTT.
Confira a nova tabela de preços: