Nove pessoas foram presas preventivamente nesta semana em Mato Grosso na operação Camuflagem II, realizada nos municípios de Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sinop, São José do Rio Claro, Canarana e Cuiabá. Foram apreendidos também munições, réplicas de armas, grande quantidade de defensivos agrícolas, documentos, balaclavas e roupas camufladas típicas da Forças Armadas. Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão.
De acordo com o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), integrantes da organização investigada usavam, em vários municípios do estado, roupas camufladas e entravam nas fazendas para roubar carros e defensivos agrícolas. Posteriormente, os produtos e veículos eram esquentados, ou seja, passassem a possuir novas notas fiscais, e fossem comercializados na região junto a receptadores.
A operação é resultado de uma atuação integrada entre o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), unidade regional de Sorriso, Polícia Civil, Polícia Militar, Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO) da Polícia Civil, Ciopaer e a Polícia Rodoviária Federal.