Faltando poucos dias para o início da safra 2021/22, o Paraná deve registrar área recorde destinada ao plantio de soja.
Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), estimou, em seu relatório mensal, divulgado nesta quinta-feira, 26, que a área destinada para oleoginosa deve ficar em 5,619 milhões de hectares, contra 5,590 milhões na safra 2020/21, um incremento de 1%.
Com o crescimento da área, a produção estadual do grão tem potencial para chegar em até 20,95 milhões de toneladas, 6% a mais do que foi colhido na temporada anterior.
- Safra de trigo deve crescer 17% no Paraná em 2021
- Prejuízo no campo com estiagem chega a R$ 12 bi no Paraná, diz Deral
De acordo com o chefe do Deral, Salatiel Turra, a explicação para o crescimento da soja no estado está na cotação da commoditie. “Os preços foram recordes. E isso pesou na decisão dos produtores”, diz.
Clima
Enfrentando uma das piores crises hídricas dos últimos 50 anos, Turra que as estimativas do Deral são feitas levando em consideração que outros fatores, como o clima, serão favoráveis para o desenvolvimento de determinada cultura.
“Já o acompanhamento mensal é para reportar a realidade mensal da cultura. O dados que divulgamos sobre a safra atual, por exemplo, é com base com aquilo que estamos vendo no campo”, afirma.