O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse neste domingo, 17, que o governo federal começa nesta segunda, às 7h, a distribuição de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados. Segundo ele, a distribuição será feita pela Força Aérea Brasileira.
“Está dado o primeiro passo para o início da maior campanha de vacinação do mundo contra o coronavírus”, afirmou. O anúncio foi feito cerca de uma hora após a aprovação de uso emergencial feita pela Anvisa para as vacinas Coronavac, do Instituto Butantan e laboratório Sinovac, e a vacina de Oxford com AstraZeneca, prevista para ser fabricada pela Fiocruz.
Na tarde deste domingo, o primeira vacina aprovada foi aplicada em São Paulo, em uma enfermeira de 54 anos. A aplicação não faz parte oficialmente do Programa Nacional de Imunização. Segundo Pazuello, a vacinação oficial começará na próxima quarta, 20, às 10h.
“Poderíamos num ato simbólico ou numa jogada de marketing iniciar a primeira dose em uma pessoa, mas em respeito a todos os governadores, prefeitos e todos os brasileiros, o Ministério da Saúde não fará isso”, acrescentou o ministro.
Pazuello informou que as vacinas produzidas pelo Butantan estão contratadas de “forma integral” para o Ministério da Saúde e para o Plano Nacional de Imunização.