O Agroleite 2022, realizado entre os dias 16 e 20 de agosto, em Castro, no Paraná, superou todas as expectativas da organização, uma edição histórica.
As 200 empresas expositoras efetivaram operações que totalizaram R$ 149 milhões.
O gerente distrital da Sicoob Sul, Everton Carlos Zarpellon, relata que a agência protocolou mais de R$ 72 milhões em operações de crédito, superior ao dobro da meta estipulada para ser concretizada durante o evento.
“Criamos uma linha específica com taxa de juros reduzida para financiamentos de bens, equipamentos, animais, energia fotovoltaica. Tudo o que é apresentado na feira é abrangido por essa linha de crédito”, diz.
Para o gerente comercial da franquia da Ilumisol de Castro, Rudnei Ceulei, o resultado do evento foi melhor do que os anos anteriores, a empresa vendeu R$ 2 milhões nessa edição. “O pessoal veio para a feira para fechar negócios”, ressalta.
Ceulei explica que devido mudança na legislação quem investir em energia solar no ano que vem precisará pagar uma taxa, o que está impulsionando os produtores a adiantarem a compra. “Foi muito bom, muita procura, muitos clientes no stand, negócios fechados aqui na feira, projeções para fazermos visitas na próxima semana, clientes pedindo para segurar o preço especial que fizemos”, diz o gerente.
Público
Os diversos atrativos da programação oficial trouxeram mais de 120 mil pessoas para a Cidade do Leite, recinto de exposições da Cooperativa Castrolanda.
Foram registrados visitantes de vários estados brasileiros como São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Goiás, e de países como Argentina, Paraguai, Bolívia e Uruguai. Muitos expositores ficaram impressionados com a quantidade de pessoas transitando pelas avenidas, mesmo com o frio e a chuva.
Leila Gomes, gerente do Agroleite, declara que o Agroleite 2022, com o tema Reencontros, marcou a retomada presencial de uma maneira muito especial. “Foi uma semana intensa, em vários sentidos, inclusive no clima. Estamos comemorando esta conquista de ultrapassar os três dígitos em público e em negócios. Isso nos dá alegria, motivação e energia para pensarmos o evento de 2023, em um momento de crescimento e desenvolvimento”, manifesta.
O Agroleite é promovido anualmente pela Cooperativa Castrolanda e conta com vários painéis e fóruns para promoção do conhecimento.
Seung Lee, diretor executivo, cita que as palestras trouxeram temas técnicos sobre a cadeia do leite e os outros segmentos em que a cooperativa está inserida, além de questões voltadas ao mercado. “O Agroleite oportuniza o debate de assuntos do interesse dos produtores e o contato com as empresas e as novas tecnologias”, afirma.
O presidente da Castrolanda, Willem Bouwman, afirma que está nítida a consolidação do evento. “Percebemos que a cadeia do leite estava com os holofotes virados para o Agroleite e para Castro durante a semana que passou. A Castrolanda é a organizadora do evento, mas ele é de todos os parceiros que estão junto conosco para fazer acontecer uma exposição cada vez mais bonita”, enfatiza.
Bouwman afirma que a cooperativa está projetando uma ampliação da Cidade do Leite e investimentos na infraestrutura para o próximo ano.
A previsão da organização é que o evento de 2023 seja realizado entre os dias 08 e 12 de agosto. A comercialização de áreas para stands das empresas iniciará em janeiro.