Aves e Suínos

Embaixadora das Filipinas vai ao Mapa explicar suspensão de importação de frango do Brasil

A avaliação do governo brasileiro é de que os filipinos estão se aproveitando da pandemia para aumentar o protecionismo

O secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Agricultura, Orlando Leite Ribeiro, confirmou em vídeo ao Canal Rural que o governo do Brasil entrou com representação contra as Filipinas na Organização Mundial do Comércio (OMC), depois de o país barrar a importação de carne de frango do Brasil. Além disso, o representante da pasta informou que receberá na tarde desta segunda-feira, 17, a embaixadora do país asiático para saber mais explicações e fazer a entrega de um pedido oficial sobre esclarecimentos.

“Curioso é que isso [suspensão das importações pelas Filipinas] ocorre antes mesmo de as autoridades da China concluírem o caso que teria ocorrido em Shenzhen [cidade onde teria sido encontrada a amostra com suposta contaminação]. Mas, sim, ocorre logo após um pedido de produtores locais [das Filipinas] para que o governo comece a barrar importações de carnes de aves de outros países”, afirmou Ribeiro.

No último sábado, 15, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que as Filipinas já haviam demonstrado preocupação em proteger seus produtores de frango e que tomou a decisão sem ter provas de que houve contaminação.

A avaliação no governo brasileiro é de que os filipinos estão se aproveitando da pandemia para aumentar o protecionismo. Apesar de não representarem um destino importante para os produtos brasileiros, a reação do Brasil será forte para “estancar a sangria” e evitar que as Filipinas sejam seguidas por outros países.

 

Entenda 

Autoridades chinesas anunciaram na última quinta-feira, 13, que detectaram o coronavírus responsável pela Covid-19 em um controle de rotina de frango importado do Brasil, o maior produtor mundial da proteína. A informação, que partiu do governo da cidade Shenzhen e foi divulgada pela agência de noticias Reuters, é de que o vírus estava presente em amostras de asas de frango congeladas coletadas na última terça-feira, 11.