Os preços globais de alimentos atingiram em novembro seu maior nível em dois anos, impulsionados pela alta nos preços da carne e de óleos vegetais, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
O índice de preços de alimentos medido pela FAO subiu 2,7% em novembro em relação a outubro e 9,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. O índice rastreia as variações mensais nos preços internacionais de produtos alimentícios comumente negociados.
Os preços de carne subiram 4,6% em novembro ante outubro. Este foi o maior aumento de um mês para o outro em mais de uma década. “As cotações de preços de carnes bovina e ovina aumentaram mais, impulsionadas pela forte demanda de importação, principalmente da China, antes das festividades de final de ano. Os preços de carne suína e de aves também subiram”.
O índice de preços de óleos vegetais, por sua vez, subiu 10,4% em novembro, em meio à forte demanda global de importação de óleo de palma, além do maior uso para a produção de biodiesel e expectativas de possíveis escassez de suprimentos no próximo ano.