BALANÇO

Custo de produção da pecuária bovina recua no primeiro semestre do ano

De acordo com o Cepea, resultado foi influenciado pela redução dos preços de insumos para suplementação e dieta do rebanho

Pesquisas realizadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), mostram que, no balanço do primeiro semestre de 2023, os custos de produção da pecuária bovina de corte dos sistemas de cria e de recria-engorda recuaram.

Segundo pesquisadores, esse resultado esteve atrelado ao movimento de queda nos preços de insumos para suplementação e dieta do rebanho.

De acordo com o Cepea, esse cenário traz certo alívio aos pecuaristas, sobretudo diante da queda nos valores de negociação da arroba do boi gordo ao longo deste ano.

No acumulado de 2023 (de dezembro/22 até a parcial de julho/23), a média do Indicador do boi gordo Cepea/B3, estado de São Paulo, registra baixa de 9,04%, em termos reais.

______________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.

Fazenda de pecuária localizada no município de Gaúcha do Norte com a produção de bezerros
Foto: Leandro Balbino/Canal Rural Mato Grosso