Dez búfalos morreram eletrocutados no último sábado (26) no município de Guaraqueçaba, no litoral do Paraná. Os animais possivelmente sofreram a descarga elétrica de um fio de média tensão que caiu no pasto onde estavam.
Moradores da cidade relataram ter ouvido um forte estouro por volta das 13h, próximo ao rio Guaraqueçaba. Uma equipe da Companhia Paranaense de Energia (Copel) estava nas proximidades quando foram acionados para verificar a rede de energia.
Ao chegar ao local, a equipe constatou que havia um cabo de transmissão de energia de média tensão (de cerca de 19 mil volts) caído no chão e os dez animais mortos ao redor.
Segundo a Copel, por conta das chuvas e alagamentos que ocorreram durante a última semana na região, alguns postes que ficam em meio à mata cederam e saíram da posição correta. Isso teria feito com que um dos cabos ficasse próximo ao solo, causando o acidente.
Em entrevista à Rádio TV Guará, a proprietária dos búfalos, Arzeli Sebold Reded, declarou que o incidente gerou um prejuízo de cerca de R$ 60 mil. A Copel informou que está em negociação com a produtora, para que ela receba uma compensação pela morte dos animais.
De acordo com Arzeli, seu marido também poderia ter sido atingido no acidente. “Poderia ter sido Oseias a receber a carga elétrica, pois está sempre ali cuidando dos animais, mas não tem o costume de ficar olhando a linha elétrica. Graças a Deus ninguém se machucou”, relata.
Veja abaixo a nota emitida pela Copel:
“Em relação ao incidente que vitimou 10 búfalos em Guaraqueçaba no último sábado, a Copel informa que prestou assistência no local e que já está orientando o proprietário dos animais sobre o processo de ressarcimento. Em função das chuvas e alagamentos que ocorreram durante a semana passada na região, alguns postes que ficam em meio à mata cederam e saíram da posição correta. Isso fez com que, no sábado, um cabo de média tensão baixasse, ficando cerca de um metro do solo, causando, portanto, o incidente com os animais.
A Copel enfatiza que a população deve manter distância de cabos de energia caídos e acione imediatamente os canais oficiais da empresa para que providências sejam tomadas o quanto antes. Em casos de risco, a população deve contatar a Copel pelo telefone 0800 51 00 116.”
*Sob supervisão de Gabriel Azevedo