O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou, nesta quinta, dia 23, a transferência de seis cavalos da Polícia de São Paulo que apresentaram exames positivos de mormo para o município de Cananeia, no quarentenário do Mapa, no litoral paulista. A doença já havia sido diagnosticada e a Defesa de São Paulo estava apenas aguardando a autorização. No local, há outros cavalos diagnosticados com mormo enviados de outros locais. Todos eles serão analisados e estudados no local. O Mapa disse que não se manifestará sobre o assunto.
• Brasil registra mais de 150 casos de mormo
Olimpíadas
Outros dois cavalos com risco de mormo também foram isolados em Cananeia depois da suspeita de contágio nas Olimpíadas no Rio de Janeiro e no evento teste que acontece no dia 6 de agosto, em Deodoro, na zona norte do Rio. Há suspeita de que dois cavalos do Exército tenham contraído mormo no complexo militar próximo à área olímpica.
O Exército aguarda os resultados de exames em 500 cavalos que vivem na unidade militar, já que o mormo é uma doença contagiosa e letal, que provoca o sacrifício de animais contaminados. A coleta de sangue dos cavalos, que vinha sendo feita desde maio, logo depois de confirmada a passagem de um animal com a doença, terminou ontem, dia 21. Deodoro está isolado desde fevereiro, quando foi decretado vazio sanitário. Para a competição de agosto, a organização garante que não há riscos.