Pecuária

Criação de ovinos: casal amplia renda e infraestrutura com assistência técnica

Produtores instalaram energia elétrica, investiram em água encanada e melhoraram a genética dos animais

Água encanada, instalação de energia elétrica e a benfeitorias das instalações físicas foram algumas melhorias implantadas pelo casal Tauana Santana e Altierre Oliveira na propriedade rural de ovinocultura de corte a partir do atendimento da ATeG do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), no município de Candeal, na Bahia.

+ Família duplica produção de caju com orientação do Senar

+ Produtor multiplica ganhos em 5 vezes após assistência do Senar

De acordo com a CNA, o casal foi um dos vencedores do prêmio “ATeG Senar 2022 – Gestão e Resultado”, que avaliou as propriedades de acordo com práticas agropecuárias, promoção da sucessão familiar, desempenho produtivo/gerencial e melhoria na qualidade de vida.

“Com o passo a passo do Senar, a gente passou a observar e realizar as anotações corretas” — Tauana Santana

“Quando a gente trabalha e percebe o esforço reconhecido não tem dinheiro no mundo que pague isso. Com o passo a passo do Senar, a gente passou a observar e realizar as anotações corretas e aí tudo começou a dar certo”, destaca Tauana.

Recomendações do Senar para o casal criador de ovinos

senar, criação de ovinos
Foto: CNA/reprodução

Entre as recomendações, o técnico Romilton Cerqueira, do Senar, sugeriu adequação nas instalações, melhoria no manejo e genética dos animais para redução da mortalidade das ovelhas.

Ao seguir as orientações, o casal passou a realizar controle da gestão melhor e com ele o retorno financeiro e a conquista do prêmio do Senar.

“Reinvestimos o aumento da renda na própria atividade. Construímos um novo aprisco, instalamos câmeras de segurança, temos água encanada e energia elétrica”, destaca Altierre.

Além disso, o uso das redes sociais para a venda dos animais ajudou na comercialização. Dessa forma, o casal já planeja comprar mais terras.

Como prêmio do Senar, Tauana e Altierre ganharam um kit de energia solar e balança para pesar os animais. Ela garante que isso ajudou ainda na redução dos custos de produção.