O Ministério da Agricultura lançou um painel online para consultar casos confirmados de gripe aviária.
A plataforma é de acesso público e terá atualizações duas vezes ao dia, às 13h e às 19h, quando os laudos das investigações confirmarem a detecção do vírus.
Até agora, foram confirmados 24 casos em aves silvestres nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
O painel informa que ainda há 17 casos em investigação, aguardando resultados laboratoriais após a coleta de amostras das aves.
Desde o ano passado, foram conduzidas mais de 1.200 investigações de suspeitas de doenças respiratórias e nervosas em aves.
Essas suspeitas envolvem tanto a gripe aviária quanto outra doença chamada de Newcastle.
Em alguns casos, é possível descartar a suspeita com base em avaliações realizadas por médicos veterinários, sem a necessidade de coleta de amostras para análise laboratorial.
Nos casos considerados prováveis de doenças aviárias, é obrigatória a coleta de amostras para diagnóstico laboratorial.
Após análises que resultem em resultados negativos para gripe aviária e doença de Newcastle, esses casos são descartados e a investigação é encerrada. Desde janeiro do ano passado, foram coletadas mais de 200 amostras, conforme indicado no painel do Ministério da Agricultura.
É importante ressaltar que a população não deve recolher aves doentes ou mortas, devendo contatar o serviço veterinário mais próximo para evitar a propagação da doença.
O ministério reforça que o Brasil mantém seu status de país livre da gripe aviária, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal, uma vez que não há registros dessa doença na produção comercial.