Pecuária

Mais um país europeu confirma surto de gripe aviária

Doença foi identificada em fazenda de perus, segundo autoridades

A gripe aviária segue tendo novos casos confirmados. Nesta terça-feira (20), o Escritório Nacional de Segurança da Cadeia Alimentar (Nebih), órgão sanitário da Hungria, informou que o surto do vírus H5N1 foi identificado em uma fazenda de criação de perus.

+ Brasil reforça medidas de prevenção da influenza aviária

Conforme destacado pela Agência Safras, com base em informações da Reuters, autoridades do país europeu começaram os abates de mais de 25 mil perus no local onde o vírus da gripe aviária foi identificado. O surto em questão foi relatado em propriedade rural em Hajdu-Bihar — condado na fronteira húngara com a Romênia.

Este não é, contudo, o primeiro surto de gripe aviária relatado pela Hungria neste ano. Em novembro, o Nebih havia afirmado que o H5N1 tinha sido identificado em três fazendas espalhadas por dois condados: Bacs-Kiskun (sul, fronteira com a Sérvia) e Bekes (ao leste, também na área fronteiriça com a Romênia).

Gripe aviária pelo mundo

gripe aviária - argentina - wilson dias - agência brasil
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Na Europa, Holanda, França e Polônia foram outros países que já relataram surtos de gripe aviária ao decorrer dos últimos meses. Os Estados Unidos (América do Norte) e Taiwan (Ásia) também tiveram casos confirmados. Na América do Sul, a doença teve confirmações em Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.