Pecuária

País europeu volta a ter surto de gripe aviária

Caso relatado pela Organização Mundial de Saúde Animal infectou mais de 40 mil aves

A Romênia informou um surto de gripe aviária H5N1 de alta patogenicidade, comumente chamada gripe aviária, em uma fazenda no centro do país, disse a Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH) nesta segunda-feira.

+ Influenza aviária no exterior: cenário pode representar oportunidade para o Brasil

Conforme a agência de notícias Reuters, o surto na cidade de Codlea, perto de Brasov, infectou 42.154 aves de capoeira, matando 23.472 delas, afirmou WOAH, com sede em Paris. A organização citou informações de autoridades de saúde da Romênia.

Foi a primeira ocorrência da doença no país do leste europeu desde maio do ano passado. A gripe aviária dizimou dezenas de milhões de aves na Europa no ano passado. Muitas das aves foram abatidas para parar a propagação da doença.

Gripe aviária na Europa

frango granja - gripe aviária - eua - frança
Foto: Embrapa

A Romênia não é a única nação da Europa a enfrentar o problema. Desde meados de 2022, países como Holanda, Polônia e Hungria registraram surtos da doença. Em dezembro, o governo da França chegou a definir que a situação da gripe aviária estava “ainda mais dramática”.

O Brasil segue sem ter relatos da doença.

_____________

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.