Produtores de suínos usam protetor solar para proteger o rebanho do calor histórico que assola a Europa.
Nesta terça-feira (19), o Reino Unido registrou a maior temperatura da sua história: 40,2°C, segundo o Met Office, serviço nacional de meteorologia britânico.
Nas fazendas, os produtores, especialmente os pecuaristas, se protegem como podem.
- Vídeo: centenas de bois morrem em onda de calor extremo
- Sete pessoas são enterradas vivas acusadas de roubo de gado
Galpão refrigerado para vacas
Enquanto as ovelhas são tosquiadas e os bovinos de corte não são metabolicamente ativos, as vacas leiteiras, particularmente as raças de maior rendimento, são menos adaptadas ao estresse térmico.
Uma das medidas adotadas pelos produtores de leite é o galpão de descanso refrigerado quando a temperatura passa dos 20 ºC.
De acordo com informações do jornal britânico The Guardian, as vacas são deixadas do lado de fora após a ordenha da manhã, são levadas para dentro dos galpões durante a hora do almoço e, em seguida, deixadas para fora novamente à noite após a ordenha da tarde.
Suínos e aves no calor
No Reino Unido, grande parte da produção de aves e suínos é mantida em granjas refrigeradas. No entanto, alguns suínos são criados soltos.
Nesse caso, os produtores estão recorrendo ao protetor solar e a toalhas molhadas para protegê-los de queimaduras solares.
Had to go put sunscreen on my gal, Tammy Swinette… her mud pack doesn’t reach her ears 🐖🏴
Does @EstherThePig
have the same problem? #arnbegfarmstayscotland #pigs #Heatwave2022 pic.twitter.com/iihK4vkcFE— Arnbeg Farmstay Scot (@Arnbeg) July 18, 2022
Check out one of our pigs having a cooling mud bath!
Did you know pigs love to play in mud wallows?! The mud acts as a natural protector on their skin… just like a special pig sunscreen 🐷#occombefarm #summerfun #sunbathingpig pic.twitter.com/gJap1AAWcW
— Occombe Farm (@Occombe_Farm) July 15, 2022