A Petrobras vai divulgar a partir de agora os preços do diesel e da gasolina em todos os seus pontos de venda, ou seja, cada refinaria terá seu valor divulgado de forma individual. Além disso, a estatal informou que a partir de agora, vai publicar os valores diários dos combustíveis e não mais na média, como fazia antes.
De acordo com a estatal, os valores divulgados consideram os preços à vista, sem encargos e sem tributos, praticados nas modalidades de venda padrão nos diversos locais de entrega.
Para a política de preços da gasolina e do diesel vendidos nas distribuidoras, a Petrobras leva em consideração o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais destes produtos além os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias, por exemplo.
Segundo a estatal, a paridade é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos. Além disso, o preço considera uma margem que cobre os riscos, como volatilidade do câmbio e dos preços.