O Projeto de Lei do Congresso Nacional de número 4, conhecido como PLN 4, foi aprovado nesta tarde pelos deputados federais durante sessão do Congresso Nacional. O projeto recompõe o orçamento da União e viabiliza a equalização de juros para o Plano Safra. A matéria será analisada pelos senadores ainda nesta terça, 1º.
Por conta do acordo fechado na manhã desta terça-feira entre os líderes do Congresso, a matéria foi aprovada na íntegra em menos de dois minutos. Antes de votar o PLN 4, deputados haviam apreciado os vetos presidenciais. O veto que previa a liberação de recursos para o projeto foi mantido quase na integralidade, sendo assim, cerca de R$ 19 bilhões ficaram livres para realocação. Deste montante, está previsto o repasse de R$ 3,7 bilhões ao cofres do Tesouro Nacional para serem utilizados em subvenções econômicas do agro.
Na análise dos vetos pelos deputados ainda foram rejeitados os vetos feitos ao projeto de lei do Fiagro, os Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais, e os vetos feitos a dois pontos do projeto de lei da política nacional de pagamento por serviços ambientais. Pontos que preveem benefícios fiscais a quem receber pelo serviço ambiental.
Tanto os vetos rejeitados quanto o PLN 4 ainda serão analisados e votados pelos senadores.