Diversos

Polícia prende secretário de Meio Ambiente de Mato Grosso

A prisão ocorre uma semana após a quarta fase da Operação Polygonum, que investiga fraudes ambientais em procedimentos da secretaria

Foto: José Medeiros/ Gcom

O secretário de Meio Ambiente de Mato Grosso, André Luiz Torres Baby, foi preso na noite desta terça-feira, dia 18, pela Polícia Civil. A prisão ocorre uma semana após a quarta fase da Operação Polygonum, que investiga fraudes ambientais em procedimentos da secretaria ter sido deflagrada. A polícia ainda não divulgou o motivo exato da prisão do secretário, já que a investigação ocorre sob sigilo.

Na operação, são investigadas fraudes no sistema de regularização e monitoramento de propriedades rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Entre as supostas fraudes, estaria o chamado deslocamento de polígonos, que consiste na apresentação de informações falsas sobre a localização de imóveis rurais desmatados para áreas onde há cobertura florestal. O procedimento estaria sendo feito no sistema da secretaria de Meio Ambiente, dando a aparência de que os imóveis rurais estariam em dia com as exigências ambientais e com o CAR aprovado.

Outro alvo de investigação é o desmembramento de grandes fazendas em pequenas propriedades com matrículas individuais e – consequentemente – cadastros individuais. O objetivo, segundo a polícia, seria de livrá-las de obrigações ambientais.

André Baby está à frente da secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso desde dezembro do ano passado, quando assumiu o posto de Carlos Fávaro, que na época ocupava os cargos de vice-governador e também de secretário de Meio Ambiente.

O governo de Mato Grosso não se posicionou sobre o caso até o fechamento da reportagem.