O vice-presidente eleito e coordenador da equipe de transição de governo, Geraldo Alckmin (PSB), anunciou na quarta-feira (16), em Brasília, os nomes dos integrantes de 16 grupos de trabalho que irão se formar antes da posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Presidência da República, em 1º de janeiro. Entre os núcleos anunciados, três estão diretamente relacionados à produção agropecuária: agricultura, pecuária e abastecimento; desenvolvimento agrário; e pesca.
+ PEC da Transição tira programa de renda do teto de gastos
+ Alexandre Garcia fala sobre equipe de transição da Agricultura de Lula
No grupo da agricultura, três ex-ministros estão presentes na lista anunciada por Alckmin. Atuais parlamentares, a senadora Kátia Abreu e o deputado federal Neri Geller estiveram à frente do ministério do setor durante o governo de Dilma Rousseff. Luiz Carlos Guedes, por sua vez, foi titular da pasta durante a gestão de Lula.
Além deles, engenheiros, congressistas, ex-parlamentares, ex-dirigentes da Embrapa e demais profissionais estão inseridos nas equipes que irão se formar para atuar na transição de governo. Ao todo, os três grupos ligados ao agro irão contar com o apoio de 27 pessoas.
Os nomes do agro na transição de governo
A seguir, veja quem são os integrantes dos grupos vinculados ao agro na equipe de transição anunciada por Alckmin, conforme informações da Agência Brasil:
Agricultura, Pecuária e Abastecimento
- Carlos Favaro
Agropecuarista e político brasileiro, senador pelo PSD de Mato Grosso.
- Evandro Gussi
Doutor em direito do estado, ex-deputado federal por São Paulo. É presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica).
- Joe Valle
Engenheiro florestal, empresário, ex-deputado pelo Distrito Federal.
- Kátia Abreu
Empresária, pecuarista, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no governo Dilma Rousseff, senadora pelo PP do Tocantins.
- Luiz Carlos Guedes
Doutor em engenharia agrônoma, ministro da Agricultura no governo Lula.
- Neri Geller
Produtor rural, empresário, ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deputado federal pelo PP de Mato Grosso.
- Silvio Crestana
Professor, físico e pesquisador brasileiro, foi diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) durante o governo Lula.
- Tatiana Deane de Abreu Sá
Doutora em biologia vegetal, diretora-executiva da Embrapa de 2005 a 2011.
Desenvolvimento Agrário
- Célia Hissae Watanabe
Mestra em gestão de políticas públicas, pesquisadora em desenvolvimento rural sustentável.
- Elisângela Araújo
Coordenadora de formação e educação profissional da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Contraf-Brasil/CUT) e do Fórum Baiano da Agricultura Familiar.
- Givanilson Porfirio da Silva
Assessor da presidência da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag).
- João Grandão
Ex-deputado federal por Mato Grosso do Sul, ex-deputado estadual e ex-vereador em Dourados (MS).
- José Josivaldo Oliveira
Membro da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).
- Luiz Henrique Gomes de Moura (Zarref)
Engenheiro florestal, foi professor substituto da UnB em educação do campo. É mestre em agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina e assessor do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST)
- Maria Josana de Lima Oliveira
Coordenadora-geral da Contraf-BRASIL/CUT.
- Miguel Rosseto
Ex-ministro do Desenvolvimento Agrário nos governos Lula e Dilma. Foi também ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República e ministro do Trabalho e Previdência Social, além de vice-governador do Rio Grande do Sul na gestão de Olívio Dutra.
- Pedro Uczai
Deputado federal por Santa Catarina, reeleito, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Chapecó (SC).
- Robervone Nascimento
Doutora em agronomia. Engenheira agrônoma, servidora do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
- Vanderley Ziger
Presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).
Pesca
- Altemir Gregolin
Foi ministro da Pesca e Aquicultura (2006-2011), é veterinário com especialização em administração rural, mestrado em desenvolvimento, agricultura e sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
- Antônia do Socorro Pena da Gama
Professora da UFOPa em Santarém, doutora em educação.
- Carlos Alberto da Silva Leão
Foi superintendente de Pesca e Aquicultura no Pará.
- Carlos Alberto Pinto dos Santos
Secretário-executivo da Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas e Povos Tradicionais Costeiros e Marinhos.
- Cristiano Wellington Norberto Ramalho
Professor de sociologia da Universidade Federal de Pernambuco, especialista em pesca e aquicultura.
- Ederson Pinto da Silva
Foi diretor geral do Departamento de Pesca, Aquicultura, Quilombolas e Unidades Indígenas da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Rio Grande do Sul.
- Flávia Lucena Frédou
Professora titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco, pós-doutora em ciências da pesca e da aquicultura pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da França.
- João Felipe Nogueira Matias
Engenheiro de pesca, doutor em biotecnologia dos recursos pesqueiros, foi secretário de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura do Ministério da Pesca.
________
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.