Diversos

Portos do PR ampliaram em 20% a produtividade média na descarga de fertilizantes

Os fertilizantes representam cerca de 43% das importações dos portos de Paranaguá e Antonina

porto, paranaguá, navio, exportação
Foto: Claúdio Neves/Portos do Paraná

Os portos de Paranaguá e Antonina ampliaram em 20% a produtividade média na descarga de fertilizantes, para 42.890 toneladas de adubo diariamente, no primeiro quadrimestre de 2021, informou a empresa Portos do Paraná, em nota. Em igual período de 2020, a média era de 35.481 toneladas/dia.

Segundo o diretor de Operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior, o aumento foi possível porque os operadores do segmento nos dois portos atuam com equipamentos de alto rendimento, mão de obra eficiente e contam com uma frota de caminhões que atende tanto aos armazéns de retaguarda como ao interior. “Assim otimizamos o frete de retorno, quando o caminhão chega com soja e volta com adubo”, afirma o diretor de Operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior, em nota.

Ainda conforme Teixeira, os portos contam também com berços com descarga direta em correias transportadoras que levam os produtos até os armazéns. Para o diretor da Associação de Graneis Sólidos de Importação (Agrasip), Rivadavia Simão, entre os fatores que influenciaram nas importações estão a demanda crescente por adubos e a capitalização dos produtores de soja, que venderam recentemente a safra da oleaginosa.

Segundo ele, o mercado antecipou a compra dos produtos nos primeiros meses do ano. “Muitos misturadores aproveitaram que os preços dos fertilizantes estavam subindo e anteciparam as importações para preparar as próximas safras”, disse, no comunicado. Segundo ele, as importações do Brasil devem ficar na casa das 36 milhões de toneladas, ou seja, 3 milhões a mais que no ano passado, e Paranaguá deve captar 30% deste volume.

Os fertilizantes representam cerca de 43% das importações dos portos de Paranaguá e Antonina. Nos primeiros quatro meses do ano, 3,221 milhões de toneladas dos produtos foram descarregadas pelos operadores paranaenses. O volume é 12% maior que o observado em igual período de 2020 (2,875 milhões de toneladas). Ainda conforme a nota, o Porto de Paranaguá é o maior do País na importação de fertilizantes