A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, está em Florença, na Itália, onde participa da reunião de ministros da Agricultura do G20.
Com foco na sustentabilidade dos sistemas agrícolas e alimentares, além de ministros, o evento reúne líderes das principais organizações internacionais envolvidas no setor agrícola.
Para o comentarista do Canal Rural Benedito Rosa, o encontro das lideranças das 20 maiores economias do planeta é uma oportunidade para a ministra Tereza Cristina repetir o desempenho que teve em Roma, na Pré-Cúpula sobre Sistemas Alimentares, e defender o agronegócio brasileiro.
- Mapa destaca ações de apoio à agricultura familiar para membros do G20
- Tereza Cristina participa de reunião dos ministros da Agricultura do G20
“[É uma oportunidade] de mostrar para os europeus, para o mundo, que o Brasil tem um agricultura sustentável. [Mostrar] que versões de que nós destruímos florestas, que nós queimamos tudo, não são confiáveis. Essas versões influenciam os consumidores, os organismos internacionais e dão força para aqueles que querem usar argumentos para criar barreiras não tarifárias para impedir, atrapalhar e complicar a entrada dos nossos produtos, que são competitivos”, diz Benedito Rosa.
Rosa parabenizou a ministra pela participação no evento e cobrou a presença de entidades brasileiras. “Haverá um encontro de produtores rurais, ongs, eu entendo que organismos brasileiros, a CNA, a OCB, deveriam estar presentes para trabalhar a imagem do Brasil como um grande fornecedor de alimentos e como o futuro grande provedor para o mundo. É preciso que façamos a lição de casa, para que outros não nos atrapalhe no comércio internacional”, afirma o comentarista.