Com apoio de
Previsão do tempo para terça-feira, 24
Sul
O tempo permanece fechado e a chuva acontece a qualquer hora do dia no centro ao leste de Santa Catarina e pode vir com volumes mais expressivos em todo o estado catarinense, litoral e sul do Paraná e no norte do Rio Grande do Sul. Alguns pontos da faixa leste catarinense podem acumular mais de 50mm.
A previsão do tempo chama a atenção para as rajadas de vento que podem chegar aos 50 km/h na região Sul, e os riscos para queda de granizo são maiores no sudoeste e sul do Paraná, no oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul. Pelo centro sul gaúcho, as chuvas são mais isoladas, e em pontos do centro paranaense. Já no norte do Paraná, o tempo já fica firme, seco e quente, devido à entrada de uma massa de ar mais seca. Pelo Paraná e no oeste gaúcho e catarinense durante à tarde faz calor, já no sudeste catarinense e pelo sul e leste gaúcho as temperaturas ficam ainda baixas no decorrer do dia.
Sudeste
Boa parte do estado de São Paulo e os demais estados da região Sudeste terão tempo firme, com calor e baixa umidade à tarde, por conta da presença de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens carregadas.
- Saiba quais estados terão chuva abaixo da média no outono
- Chuva começa a ficar mais espaçada e indica tendência para o outono
Por outro lado, na região de Registro, o litoral sul paulista e Baixada Santista ainda chove de maneira isolada e passageira, com trovoadas e rajadas de vento. Atenção que os acumulados podem ser pontualmente elevados nessas áreas, em especial no litoral sul e em Registro, com mais de 30mm previstos. Neste caso, a chuva está associada à alta umidade que vem do mar, trazida pela circulação dos ventos de uma área de alta pressão atmosférica no oceano, mais a presença do calor.
Centro-Oeste
Um Vórtice Ciclônico nos Altos Níveis da Atmosfera (VCAN) ainda provoca chuva forte pelo Mato Grosso, o extremo oeste de Goiás e o centro oeste do Mato Grosso do Sul. A previsão do tempo mostra que os acumulados são mais elevados no noroeste de Mato Grosso. Ainda há riscos para raios, rajadas de vento de mais de 50km/h e queda de granizo entre os estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso e no extremo sudoeste de Goiás. Porém, uma massa de ar seco avança pelo Centro-Oeste e inibe a formação de nuvens no Distrito Federal, na maior parte de Goiás e na faixa leste de Mato Grosso, onde o que predomina é o sol e o calor da tarde. Além disso, no meio da tarde também tem umidade do ar que cai bastante, atingindo níveis críticos, abaixo dos 30%.
Nordeste
A meteorologia indica para a presença da chuva, que vai desde o Maranhão até o litoral da Bahia, passando por boa parte do Ceará e do Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas e Paraíba. As precipitações vêm na forma de pancadas fortes ao longo do dia, com raios e rajadas de vento. Atenção aos volumes mais elevados, com potencial para alagamentos entre o norte do Piauí e o Rio Grande do Norte, além da umidade que vem do mar. Por fim, o tempo será firme na maior parte da Bahia, onde tem previsão de calor e de baixa umidade do ar.
Norte
A chuva ganha força no Amazonas, Roraima, Acre e norte de Rondônia, tudo por conta do calor, da alta umidade, e mais a presença do Vórtice Ciclônico nos médios níveis da atmosfera entre o AC, RO e AM. A previsão do tempo indica para precipitações com mais de 50 mm no Amazonas e em Rondônia, incluindo suas capitais. Com isso, atenção aos alagamentos, deslizamentos de terra, e inundações, além de cheias. E nessas áreas as chuvas ocorrem de maneira intensa no decorrer do dia.
Nas demais áreas da região nortista, a precipitação vem com mais forte a partir da tarde, mas ocorrendo em pontos isolados, com raios e ventos. A maioria associada ao calor e a alta umidade. No sudeste do Tocantins, o tempo continua aberto, com temperaturas elevadas e baixa umidade do ar no meio da tarde.