A previsão do tempo para o outono e inverno indica comportamento diferente das chuvas em diferentes regiões do país. O Departamento de Meteorologia dos Estados Unidos (Nooa), atualizou as projeções para o La Niña. Segundo informações do departamento, a tendência é de que o fenômeno comece a perder força a partir de agora, principalmente em maio.
- Soja: região Sul terá tempo firme, enquanto Nordeste segue com muitas chuvas
- Confira a previsão do tempo até o dia 19 de março
“A probabilidade de o fenômeno acontecer caiu para 60%, e isso já permite fazer as primeiras projeções para o clima. Não haverá um corte na chuva, mas a tendência é de que os índices comecem a diminuir gradualmente no Sudeste e Centro-Oeste para os próximos três meses”, destaca Desirée Brandt, da Somar Meteorologia.
De acordo com Desirée, a previsão do tempo indica que a chuva não será suficiente para o milho segundo safra, que está com o ciclo atrasado. Além do efeito das chuvas, o milho tardio também pode sentir os efeitos do frio, que não vai chegar mais cedo neste ano, mas pode afetar o milho plantado mais tarde com geadas.
A meteorologista diz, ainda, que o tempo terá dois cenários distintos para o Norte e Nordeste. “A chuva vem em excesso nas áreas mais ao norte do brasil. Isso tem relação com o La Niña, que ainda está forte. No Nordeste, a chuva não alcança a média histórica, mas volumes em excesso podem ser observados nas regiões produtoras”, afirma Desirée.