SERÁ QUE AGORA VAI?

Projetos de requalificação do aeroporto de Barreiras estão em andamento

Segundo secretaria de infraestrutura do estado, previsão é de que projeto seja enviado para nova análise da SAC ainda neste mês de agosto

O governo da Bahia, informou na tarde desta segunda-feira (14), que os projetos para a requalificação do Aeroporto de Barreiras estão sendo elaborados pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) com as adequações e complementações solicitadas pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), cumprindo critérios da nova legislação e do novo manual aeroportuário. 

O investimento previsto para a obra é de R$ 100 milhões com recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, assinado na última sexta-feira (11).  

Atualmente as adequações e complementações do projeto de requalificação e ampliação da pista de pouso e decolagem para 1.960 metros, pátio de aeronaves e Taxiway estão em andamento. A previsão é de que o projeto seja enviado para nova análise da SAC ainda neste mês de agosto.  

Os outros projetos em andamento no Aeroporto de Barreiras, (do novo terminal de passageiros de 2.500 m² e equipamentos de sinalização) serão entregues até o final de setembro para análise da SAC. A previsão é de que as licitações das obras sejam publicadas ainda este ano.  

De acordo com Saulo Pontes, superintendente de Infraestrutura de transporte da Seinfra, o termo de compromisso foi assinado entre a Seinfra e a Secretaria de Aviação Civil em dezembro de 2018, mas somente agora em 2023, o projeto apresentado está em análise.

“O projeto vai atender o novo manual aeroportuário em vigor a  partir de novembro de 2020, e após as devidas aprovações, será licitada a obra com investimento previsto em R$ 95 milhões ainda este ano para atender a demanda do desenvolvimento crescente do agronegócio regional e de Barreiras como centro de serviço”. -Saulo Pontes, superintendente de infraestrutura e transporte da Seinfra.

Obra de longa data

Roberto de Carvalho, secretário de indústrias, comércio e serviços de Barreiras, informou em entrevista ao Canal Rural, que o munícipio já espera pela execução dos projetos há mais de 17 anos e que os problemas com logística atrapalham o desenvolvimento econômico da capital do oeste baiano.

De acordo com o censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Barreiras, distante 90 km de Luis Eduardo Magalhães, chegou a quase 160 mil habitantes (159.743), o que representa um aumento de 16,24% em comparação com o censo de 2010.

No mesmo período, LEM, cresceu nos últimos 12 anos, 79,5% em número de moradores – um total de 47.804 habitantes a mais, ultrapassando a marca de 100 mil habitantes (107.909).

Mais obras do PAC

Entre as obras para a Bahia, anunciadas pelo governo federal, estão as duplicações de rodovias e estradas em todo estado, além de construções de moradias do projeto Minha Casa Minha Vida, construção de barragens e verbas para obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol):

  • Duplicação das BR-101, da divisa de Sergipe a Feira de Santana; 116, de Serrinha a Feira de Santana; 242, de Barreiras a Luís Eduardo Magalhães;
  • Contorno Norte de Feira de Santana;
  • Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL);
  • Duplicação da Estrada do Derba – BRT Águas Claras até o Subúrbio;
  • Barragens em Catolé, Morrinhos, Baraúnas e Rio da Caixa; a Adutora da Fé.

Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!