O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta segunda-feira, 9, que as relações econômicas com a China “permanecerão relevantes nos próximos anos”. Mourão acredita que há uma “caminho muito bom” no relacionamento entre Brasil e China, além de ver oportunidades para intensificar parcerias e diversificar exportações.
- Soja: ‘Reconciliação entre EUA e China deve frear avanço das exportações do Brasil’
- Mourão e ministra visitam projeto de regularização fundiária na Amazônia
“Eles (chineses) são nossos maiores parceiros comerciais, isso já vem desde 2009, mas a nossa pauta exportadora ainda é muito concentrada, no minério de ferro, no petróleo, na soja, então precisamos diversificar, assim como agregar valor nos produtos exportados para lá”, observou o vice-presidente.
Mourão citou ainda que Brasil tem procurado apresentar aos investidores chineses os projetos prioritários para o país dentro da carteira do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
Outros setores
O vice-presidente avaliou que seria interesse aprofundar as relações de parceria em outros setores, como o de ciência e tecnologia.
“Vejo com muito bons olhos a oportunidade de aprofundar a cooperação dos outros setores, principalmente na questão de ciência, tecnologia e inovação, onde os chineses estão avançando muito”, disse ele.
“Vejo um caminho muito bom nesses nosso relacionamento, sempre deixando muito claro que os nossos interesses e os interesses deles têm que convergir. Essa é a realidade.”