O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, fez nesta terça-feira, 18, um sobrevoo nas áreas atingidas por incêndios na região do Pantanal mato-grossense, em Poconé, na companhia do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, e prometeu disponibilizar ‘tudo o que for necessário para conter os incêndio no Bioma’.
Os militares dos bombeiros, Exército, Marinha e da Aeronáutica que fazem a operação de combate os incêndios estiveram junto ao ministro, que aproveitou para ver os estragos causados pelas chamas na região. “Vamos colocar todos os recursos disponíveis, tudo que houver em tecnologia e quadro de pessoal, respeitadas em termos de logística. Hoje nós vimos a dificuldade de logística para acessar determinadas regiões, a quantidade de aeronaves, tinha duas no Sesc Pantanal, cinco do ICMBio, cooperados pelo IBAMA no Porto Jofre, mais dois helicóptero das forças Armadas, mais três do IBAMA. Ou seja, essa é uma mega estrutura”, avaliou.
Um dos 5 Air Tractor combatendo às queimadas em Porto Joffre / MT pic.twitter.com/lNlqvlrsfg
— Ricardo Salles MMA (@rsallesmma) August 18, 2020
O Ministro elogiou as técnicas usadas pelos combatentes no manejo do fogo e também disse que o governo federal está empenhado e comovido com o desastre ecológico. Segundo ele, não faltará recursos para a operação. “Nós colocamos, agora, R$ 10 milhões a mais só para essa operação que está acontecendo aqui. Como nós fomos questionados pela bancada federal sobre esse aumento da velocidade das queimadas, nós realocamos recursos que estavam já designados dentro do volume do IBAMA e ICMBio. Ou seja, esse volume de R$ 10 milhões a mais é justamente para as aeronaves estarem em emprego absoluto”, completou.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Poconé, mais de 150 mil hectares já foram queimados nesta temporada.